Pastoral

Congregação

FILHAS DE NOSSA SENHORA
DO SAGRADO CORAÇÃO

Fundada pelo Servo de Deus Padre Júlio Chevalier em 30 de agosto de 1874, a congregação tem como objetivo ser uma corte de honra à Nossa Senhora do Sagrado Coração. Anunciando as insondáveis riquezas do amor de Deus reveladas em Cristo e
dedicamo-nos a aliviar as necessidades humanas, especialmente as dos mais carentes. Estamos presentes nos cinco continentes, servindo em diversas pastorais.

Nossa missão sempre foi anunciar o amor de Deus e servir aos mais necessitados. Em 1885, embarcamos em nossa primeira missão fora da França, indo para a Austrália. Desde então, expandimos nossa presença para 26 países, levando fé, educação e saúde a diversas comunidades ao redor do mundo. No Brasil, chegamos em 1920 com berço em Alfenas, Minas Gerais, onde atuamos na Santa Casa de Misericórdia e no Colégio Sagrado Coração de Jesus.

Somos parte da Família Chevalier, que inclui também os Missionários do Sagrado Coração, os Leigos e Jovens Missionários do Sagrado Coração, e outras entidades inspiradas a tornar conhecido e amado o amor de Deus no Sagrado Coração de Jesus.

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Nossa Padroeira

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um título que os cristãos deram à Maria em homenagem e agradecimento à sua atenção constante e perpétua para com a humanidade em constante aflição e apuros. Perpétuo Socorro quer dizer socorro eterno, socorro sempre e constante, a cada instante, em todo o momento que necessitamos e suplicamos pela sua amorosa intercessão. Sempre que se precisar, Maria estará a socorrer quem a ela recorrer. É um socorro de Mãe. A mãe nunca esquece o filho, nunca abandona os filhos, sempre está a socorrer na necessidade dos filhos, e assim é o Perpétuo Socorro de Maria.

A história

Conta-se que um homem que ganhava a vida como comerciante roubou a imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no século XV. Sua intenção era vendê-la em Roma. Durante a travessia do mar Mediterrâneo, uma violenta tempestade quase fez o navio naufragar. Após chegar em Roma, ele adoeceu. Arrependido, contou a um amigo sua história e pediu para que ele devolvesse o ícone a uma Igreja para ser venerado pelos fiéis. Após inúmeras andanças desse ícone, no começo de 1866, o Papa Pio IX entregou a guarda da imagem aos Redentoristas, fazendo esta recomendação: “Fazei com que todo o mundo conheça esta devoção.” Fizeram então muitas cópias do ícone e a
difundiram por todas as partes do mundo.

Depois desta missão recebida do Papa, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro passou a ser oficialmente a Padroeira dos Redentoristas. Os redentoristas divulgam por toda a parte a novena Perpétua à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e sua festa é comemorada em 27 de junho. Após a restauração da imagem, ela foi devolvida à Igreja de Santo Afonso. O quadro, atualmente, em se tratando de ícone bizantino, é o mais
venerado em todo o mundo.

O quadro

O quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um ícone bizantino antigo, que representa a Virgem da Paixão com o Menino Jesus nos braços. Essa imagem mariana foi pintada para animar a esperança e a oração dos cristãos, e sua profunda mensagem espiritual transparece em sua beleza artística. A bela pintura não é apenas um quadro ou uma obra de arte, é carregada de significados sagrados e leva seu observador à oração.

Eis o simbolismo contido na imagem:

1. Em grego, estas abreviações posicionadas à esquerda e à direita do quadro significam “Mãe de Deus”.
2. O quadro original foi coroado em 1867.
3. A estrela, quando associada a Nossa Senhora, significa que Maria é nossa guia até Jesus, conduzindo-nos pelo mar da vida até o porto da salvação.
4. Abreviação do Arcanjo São Miguel.
5. O Arcanjo São Miguel apresenta a lança com que foi perfurado o lado de Cristo, a vara com a esponja embebida em vinagre oferecida a Cristo na Cruz para que bebesse, e o cálice da amargura.
6. A boca de Nossa Senhora guarda silêncio.
7. A túnica é vermelha, cor da realeza e do martírio.
8. O Menino Jesus segura as mãos de Maria, que permanecem abertas como convite a colocarmos ali as nossas próprias mãos, unindo-nos a Jesus; e os dedos de Nossa Senhora apontam para o Filho, mostrando que Ele é o Caminho.
9. Abreviação do Arcanjo São Gabriel.
10. Maria olha diretamente para nós.
11. São Gabriel com a Cruz e os pregos.
12. Abreviatura de Jesus Cristo em grego.
13. Jesus veste roupas da realeza. O halo ornado com uma cruz proclama que Ele é o Cristo.
14. A mão esquerda de Maria sustenta Jesus: a mão do consolo que ela estende a todos os que a procuram nas lutas da vida.
15. A sandália desatada simboliza a humildade de Nosso Senhor Jesus Cristo e a esperança de um pecador que, agarrando-se a Jesus, vai em busca da Sua misericórdia. O Menino levanta o pé para não deixar a sandália cair, visando assim salvar o pecador.
16. O manto azul com forro verde sobre a túnica vermelha também apresenta cores da realeza. Somente a imperatriz podia usar essas combinações de cores na tradição bizantina. O azul, além disso, era ainda o emblema das mães.

Por fim, todo o fundo dourado destaca a importância de Maria: é símbolo de poder e nobreza, bem como da glória do Paraíso para onde iremos, levados pelo Perpétuo Socorro da Santíssima Mãe de Deus e Mãe nossa.

Fonte: Vatican News

“Ó Mãe do Perpétuo Socorro, nós vos suplicamos, com toda a força do nosso coração, amparar a cada um de nós em Vosso colo materno, nos momentos de insegurança e sofrimento. Que o Vosso olhar esteja sempre atento, para não nos deixar cair em tentação e, que em vosso silêncio, aprendamos a aquietar nosso coração e fazer a vontade do Pai. Intercedei junto a Ele pela paz no mundo e por nossas famílias.
Abençoai todos os Vossos filhos e filhas enfermos.
Iluminai nossos governantes e representantes para que sejam sempre servidores do grande povo de Deus. Concedei-nos, ainda, muitas e santas vocações religiosas, sacerdotais e missionárias para a maior difusão do Reino de Vosso Filho Jesus Cristo. Enfim, derramei no coração dos Vossos filhos e filhas a Vossa bênção de amor e misericórdia. Sede sempre o nosso Perpétuo Socorro na vida e, principalmente, na hora da morte.
Amém.
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós!”

PADRE JÚLIO CHEVALIER

Nasceu no ano de 1824 em Turenne, na França, no pequeno povoado de Richelieu, a oeste de Issoudun. De família pobre, simples e marcada por uma grande piedade, Júlio Chevalier aprendeu muito com seus pais. Logo cedo começou a trabalhar como aprendiz de sapateiro, mas seu maior interesse era juntar dinheiro para seus estudos. 

Aos 17 anos, um pouco tarde para a época, entra para o seminário e vai conviver com rapazes quatro ou cinco anos mais novos. A caridade expressada pela amabilidade foi a característica de toda a vida de Chevalier, ele cativava pelo encanto de sua pessoa e pela convicção de suas palavras, pois tinha a alma de um apóstolo. Um homem místico, com uma espiritualidade simples, atraído pelo amor do Coração de Cristo, envolto de ternura, compreendia muito bem a prática da caridade.

Tinha profundamente presente o Cristo durante sua meditação, em seu coração, em sua oração e na prática da caridade, estava consciente da presença de Cristo em toda a sua atividade. Por isso, escrevia nas Regras: “Os Missionários do Sagrado Coração terão uma terna devoção ao Coração Adorável de Jesus; não esquecerão de que ele é a fonte de todas as graças, uma fornalha de luz e de amor, um abismo de misericórdia; recorrerão a ele com frequência em suas provações, em suas tentações, desgostos e dificuldades”.

Chevalier estava convicto de que fora chamado a compartilhar esta missão de fazer com que o mundo conhecesse o amor de Deus. Três congregações religiosas devem sua origem ou sua inspiração ao Pe. Chevalier: os MSC (Missionários do Sagrado Coração), as FDNSC (Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração), e as Irs. MSC (Irmãs Missionárias do Sagrado Coração).

Pe. Júlio Chevalier faleceu no dia 21 de outubro de 1907, e no ano de 2011, foi aberto oficialmente “o reconhecimento pela Santa Sé de que não há impedimento na Causa de beatificação e canonização do Servo de Deus Padre Júlio Chevalier”.

Hoje, os Missionários do Sagrado Coração trabalham nos cinco continentes, em
diversos países e nas mais diferentes frentes de ação missionária: colégios, santuários, paróquias, meios de comunicação e obras sociais, sempre fazendo valer o seu lema: “Amado seja por toda parte o Sagrado Coração de Jesus”.

Fonte: Missionários do Sagrado Coração

MADRE MARIA LUÍSA HARTZER

Em 25 de março de 1882, entrou na Congregação das Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração, Maria Luísa Hartzer, que seria o instrumento de Deus para o desenvolvimento da Congregação nascente.

Filha de família muito católica, ao seu pai falecer, quando tinha apenas 17 anos, buscou e encontrou em Maria o “conforto dos aflitos”, a consolação de que necessitava. Quando completou 21 anos, em 1858, Maria Luísa casou-se com Victor Hartzer, que era um diretor de prisões e eles tiveram 2 filhos. Depois de 11 anos de casados, Victor ficou doente e ela cuidou dele com muita dedicação por vários anos, até que ele faleceu. Então, mudou-se para Stranbourg e continuou se dedicando à educação de seus filhos enquanto cuidava de sua mãe enferma.

Em 1870, seus 2 filhos decidiram ser padres Missionários do Sagrado Coração. Já em 1874, Maria Luísa soube sobre a nova congregação fundada pelo Padre Júlio Chevalier, a Congregação das Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração. Ela visitou a congregação pela primeira vez apenas em 1876, e retornou 5 anos depois, decidida a fazer parte. Porém, voltou muito decepcionada, pois a congregação que antes florescia exuberante, agora estava à beira do colapso.

Então, começou a questionar se era isso mesmo o que devia decidir. Por sua vez, Padre Júlio Chevalier a encorajou a rezar a Deus, na intenção de que Ele a iluminasse em sua decisão. Ela permaneceu em Issoundun e, após 6 meses, fez o pedido oficial para ingressar na Congregação. Enfim, no dia 25 de março, ela realizou seu sonho de ser um membro dessa família religiosa. E, há pouco menos de 9 anos após seu ingresso, Padre Júlio Chevalier a apresentou ao grupo como Superiora e Mestra de Noviças.

Grupos e Projetos

Clube Missionários da Misericórdia

Essa é uma oportunidade incrível para os alunos do Colégio Perpétuo se envolverem em ações solidárias e fazer a diferença na comunidade. Formado por jovens que tem o
desejo de ajudar o próximo, proporcionar o bem-estar e praticar a solidariedade, construímos um grupo comprometido em realizar ações sociais, promover a empatia e contribuir para a edificação de um mundo mais justo e acolhedor.

Um processo enriquecedor que visa desenvolver o talento musical e espiritual dos alunos. Por meio de aulas de canto, ensaios e momentos de reflexão, os alunos têm a oportunidade de aprimorarem suas habilidades vocais e se conectarem à música de forma significativa, servindo como mensageiros da paz e da harmonia por meio de suas vozes.

Um espaço de encontro, partilha e vivência da fé para os alunos que desejam fortalecer sua espiritualidade e se engajar em ações de solidariedade e fraternidade. Os jovens do grupo têm a oportunidade de participar de encontros, retiros, atividades sociais e momentos de oração que contribuem para o seu crescimento pessoal e espiritual.
Trata-se de um lugar de crescimento e transformação, onde os jovens encontram apoio, amizade e inspiração para serem agentes de mudança em sua comunidade e no mundo.

Realizado na capela do Colégio Perpétuo diariamente às 11h50 e às 18h, o Terço da Misericórdia é um momento especial, de profunda espiritualidade e devoção para toda a comunidade escolar. Nesses horários, alunos, professores, pais/responsáveis e colaboradores têm a oportunidade de se reunir para rezar o Terço da Misericórdia, meditando sobre os mistérios da misericórdia divina e elevando suas intenções e agradecimentos a Deus.

Principais Orações

Sinal da Cruz

Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos, Deus nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre, por todos os séculos dos séculos. Amém.

Pai Nosso que estais nos céus, santificado seja o Vosso nome, vem a nós o Vosso Reino e seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mais livrai-nos do mal. Amém

Creio em Deus Pai todo poderoso, Criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo seu único Filho, Nosso Senhor. Que foi concebido pelo poder do Espírito Santo. Nasceu da Virgem Maria. Padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado morto e sepultado. Desceu a mansão dos mortos. Ressuscitou ao terceiro dia. Subiu aos céus e está sentado a direita de Deus Pai todo poderoso donde há de vir e julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém.

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso vente, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores agora e na hora da nossa morte. Amém.

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, vida e doçura esperança nossa salve! A vós bradamos degredados filho de Eva. A vós suspiramos gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia pois advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa ó doce e sempre Virgem Maria. Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos da promessa de Cristo. Amém.

Ó Minha Senhora. Ó Minha Mãe. Eu me ofereço inteiramente todo a Vós e em prova da minha devoção para convosco, Eu Vos consagro neste dia os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração, inteiramente todo o meu ser, porque assim sou vosso (a), Ó incomparável Mãe, guardai-me, defendei-me como coisa e propriedade vossa. Amém.

Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador. Se a ti me confiou a piedade Divina. Sempre me rege, me guarde, me governe, me ilumine. Amém.

Meu Deus, creio firmemente em todas as verdades que nos revelaste e que nos ensinas por tua Igreja, porque não te podes enganar nem nos enganar.

Meus Deus, espero com firme confiança que me concederás, pelo mérito de Jesus Cristo, tua graça neste mundo e a felicidade eterna no outro, porque assim o prometeste e sempre és fiel a tuas promessas.

Meu Deus, amo-te com todo o meu coração e sobre todas as coisas, porque és infinitamente bom e amável. Prometo, com a tua graça, amar o meu próximo como a mim mesmo por teu amor.

Meu Jesus, meu bom Jesus, que por mim morreste na cruz, perdoa os meus pecados. Já não quero mais pecar. Amém.

CATEQUESE DE PRIMEIRA EUCARISTIA E CRISMA

A Catequese no Colégio Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é uma atividade pastoral que visa educar e formar os alunos na fé católica. Integrada ao projeto pedagógico da escola, aborda temas relacionados à doutrina católica, sacramentos, valores morais e éticos, e promovendo a vivência da espiritualidade em comunidade.
As atividades de Catequese incluem preparação para a Primeira Eucaristia e Crisma em encontros semanais com catequistas, participação em missas, celebrações litúrgicas, retiro e ações sociais.
O objetivo é fortalecer a fé dos estudantes e prepará-los para uma vida cristã consciente e engajada, promovendo integração entre as famílias dos alunos, incentivando uma educação religiosa contínua, tanto na escola, quanto no ambiente
familiar

Manual do Estudante

Para que a relação família e escola ocorra de forma satisfatória, elaboramos um guia
especialmente a você, Família Perpétuo, para informar e organizar a rotina educacional.

Ip Control

Apoiamos o aprendizado em sala de aula com recursos adicionais para enriquecer a experiência de aprendizado de nossos alunos e prepará-los para as mudanças do mundo.
Como um desses recursos, temos a IP CONTROL, um Centro de Tecnologias Integradas para crianças e adolescentes, que visa o atendimento dos alunos na formação tecnológica. A formação faz parte da grade horária do aluno.

Be.yond Program

O Be.yond Program é o programa bilíngue do Colégio Perpétuo, criado para proporcionar aos nossos alunos uma experiência diferente de todas as outras vivenciadas na escola.
Com o ensino bilíngue, as crianças desenvolvem, desde pequenos, consciência sobre diferentes idiomas e culturas, garantindo um aprendizado ainda mais completo e maior preparação para o futuro.
No Be.yond Program, garantimos integração curricular, nível linguístico em padrão global e contextualização dos conteúdos trabalhados. Com ludicidade, desafios, projetos, muito acolhimento e amor, nossos alunos se tornam protagonistas do seu próprio desenvolvimento.
Assim, estimulamos os estudantes a construírem uma relação significativa com o inglês, tanto na dimensão oral, quanto na dimensão escrita, ampliando ainda mais a facilidade da fluência e as oportunidades futuras.

Google for Education

Google for Education é uma solução otimizada para instituições, professores e alunos, integrando tecnologia aos métodos de ensino.
Abrangendo os níveis de ensino fundamental e médio, é utilizado globalmente para criar um ambiente de aprendizado mais seguro e interativo, com ferramentas tecnológicas desenvolvidas especialmente para alunos e professores, garantindo um aprendizado mais completo e interativo.